A Serra da Estrela

Serra da Estrela é o principal conjunto montanhoso do território português, entre os vales do Mondego e do Zêzere, cujo ponto culminante atinge os 1991m, no planalto da Torre. A Serra da Estrela, antigamente chamada por Grande Serra, já era conhecida por antigos geógrafos latinos (Plínio e Estrabão entre outros). Nela existem numerosos vestígios pré e proto-históricos, tais como dólmenes, castros, inscrições e sarcófagos. No entanto a sua geografia só veio a ser conhecida nos finais do século XIX. Na Serra da Estrela nascem os dois maiores rios portugueses: Mondego e Zêzere, para além de existirem diversas lagoas.

O clima é um dos pontos fortes da Serra. Os grandes nevões durante os primeiros meses do ano proporcionam condições excelentes para a prática de desportos de Inverno.

O tipo de vegetação que domina esta área consiste no centeio, milho, batata, feijão, oliveira e árvores de fruto. Também abundam os pastos e é por esta razão que na Serra da Estrela ainda se verifica a transumância de rebanhos. Por conseguinte a indústria dos lanifícios e derivados do leite (o célebre Queijo da Serra) domina as fontes de receita da economia da região.

A Serra da Estrela, que até há pouco tempo habitada maioritariamente por pastores e seus rebanhos, vai-se povoando de vivendas, hotéis, colónias de férias e estâncias turísticas de turismo rural, bem como pelos adeptos de desportos de Inverno, desportos radicais, provas de orientação e muito mais!

Localização
História
Eventos
Fotografias
Novidades
Mensagens
e-mail